terça-feira, 18 de maio de 2010

A Pedagogia

É a Ciência da Educação.
Curso ministrado em 04 anos, com uma grade curricular ampla, abrangendo matérias como psicologia, didática, antropologia, dentre outras.
Eu sempre pensei em fazer vários cursos, e nunca havia me encontrado, hoje fazendo Pedagogia na UEMG posso dizer com clareza o quanto tem sido importante em questão de crescimento educacional, nas relações interpessoais.
Tenho compreendido melhor a criança, que fui um dia, aquela que ainda habita meu interior e todas aquelas que venham a se relacionar comigo.
Tenho compreendido o porque muitas vezes não queria estudar, porque estudava só pra passar e porque muitas vezes fiz escolhas de cursos que não se adequavam aos meus interesses, desejos e motivações. 
Tenho tido maior interesse pelas relações sociais, políticas, internacionais, assuntos em geral que afetam a pedagogia e a educação. Porque a pedagogia não é somente vinculada a criança, ela está ligada a todo um processo de educação em qualquer âmbito que possa ser empregada.
Ter e dar educação é um processo longo e contínuo, onde a Pedagogia está inserida. Significa se adequar, se transformar, aprender, ensinar, reaprender, refletir e ensinar.
Ter educação e conhecimento é ter o poder de escolha consciente, é ter poder de decisão, é ter poder de mudança e reflexão crítica sobre o que nos cerca e nos envolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário