sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Brincar e Jogar

Sim, essa forma é uma maneira divertida de ensinar ou educar.
É através das brincadeiras que desenvolvemos a capacidade de trabalho em equipe, organização, determinação, socialização.

Sou estágiária em Escola Integrada da rede Municipal, e a princípio minha oficina é de projetos variados com foco nos jogos matemáticos. A grande questão é que, quando se propõe as crianças algo pra fazer, ou se fala a palavra matemática, surge uma tremenda dificuldade na cooperação dos participantes. Isso tem me feito ficar de cabelos em pé e me dado algumas rugas a mais no lado esquerdo da boca.
Me sinto "enjaulada" com as "criONÇAS" e muitas vezes sem saída pela direita ou pela esquerda. E dentro desse contexto, onde a maioria muitas vezes me diz: _Eu não vou fazer nada! Literalmente, sem chance de mudança, fico sem saber como motivar.

Pedir por favor não surte nenhum efeito.
Gritar não é nada pedágógico, mesmo que às vezes seja necessário, vai simplesmente acabar com minhas cordas vocais e eles são maioria que gritam mais alto.

Então, na busca de plano B, Cartas na manga, alternativas para conflitos, fui incansavelmente em busca de opções fora da linha jogos matemáticos. Eles não querem contadores de História, não querem escrever, não querem desenhar.

Eles querem brincar!

Foi então que, encontrei um livro cheio de opções de Jogos e Brincadeira que possa me ajudar nessa tarefa árdua de manter as crianças em uma atividade, lembrando que tenho que propor jogos matemáticos e isso será apenas uma saída alternativa para quando estiverem totalmente desinteressados.


Depois venho contar como nos saímos no desenvolvimento das brincadeiras. Se eu não for engolida antes pelas "criONÇAS".

abraços!

P.S: Eu escutei essa palavra "crionça" pela primeira vez em sala de aula, na matéria de Didática.

4 comentários:

  1. Ôi Cássia! Adorei o post! Você deu uma dica ótima! Sou mãe e meu filhinho vai fazer 2 anos. Também precisarei de muita imaginação, criatividade e amor para educar. Vou procurar esse livro. Amei seu blog. Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, seja sempre vinda aqui nesse cantinho também... beijos!

    ResponderExcluir
  3. nada ver co nimha pesquisa no compultador

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, vai ter que fazer outra pesquisa no computador... isso também é bom! Quanto mais pesquisa maior o número de informações válidas.
    abraços!

    ResponderExcluir