sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Escola, Família, Sociedade e Educação

Educação começa no ventre da Mãe.
Será que é por isso que dizem "educação vem de berço"?  Não importa se o berço é de ouro, prata, bronze, nem mesmo de bambú. O que importa é, o "valor" que damos a esse processo, como ensinar um ser que não sabe nem mesmo porque veio ao mundo.

Toda a rotina diária de um bebê é uma forma de educar.
Ensinar a comer, ajudar no processo dos primeiros passos, a hora de dormir, o banho, escovar os dentinhos, comer frutas e verduras. Tudo é um passo na educação!

Esse processo é iniciado no lar, na convivência social e no dia a dia. Quando a criança vai pra escola, ela terá o apoio de um estabelecimento de ensino, que irá dar continuidade em procedimento de alfabetização, introduzindo métodos para que a criança possa ler e escrever.. E assim, continuará exercendo educação.

Mas, o aprendizado no lar não acabou, e vem os amigos, novas mudanças e novos aprendizados.

Surgem necessidade de intervenção por parte da família, e da escola nos processos não benéficos. A escola não pode assumir responsabilidade total nesse contexto e a família continuará precisando do apoio do sistema de ensino. É como um sistema, onde um órgão precisa do outro, em total sinergia.

Mas, é falando em processos sociais e como aprendemos nas nossas relações, que podem sim ser benéficas, que venho hoje parabenizar um blog. Educação com Arte, comemora 200 mil visitas, é onde  aprendo um pouco mais sobre ensinar com carinho, amor e mais arte.

Um abraço e muito mais sucesso para Olímpia.




abraços! Vivendo e Aprendendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário