E se um dia não houver conexão com a Internet?

Um dia desses ficamos totalmente desconectados via WIFI e começamos a confabular uma possibilidade de viver sem acesso a Internet. Seria possível esquecer os benefícios da tecnologia? Seria possível conviver em retrocesso?

Hoje em dia existem centenas de empresas via e-commerce, blogs com informações diversas, aplicativos que nos guiam como mapas. Aliás, existem aplicativos para inúmeras funcionalidades, inclusive arrumar namorado. Seria um tanto constrangedor voltar a "paquerar" alguém em uma festa do tipo anos 80, a propósito existem palavras que soam mais brega do que os anos 90.

Foi pensando na hipótese da falta de tecnologia, que iniciamos um diálogo sobre as relações de trabalho. O que faríamos como forma de serviços, já que atualmente a minha função está na produção de conteúdo para Internet? Escrever sobre viagens é uma das coisas que mais gosto de fazer.

Redigir um livro seria uma opção. Um tanto mais cara, é óbvio! Sendo que também seria uma tarefa mais complicada em termos de publicidade, também não tenho certeza da minha capacidade para tanto.. Pois bem, pensamos em outras situações. Com o que ocuparia meu tempo para fazer um mundo melhor e ainda ser remunerada?



Meu filho rapidamente disse que iria trabalhar lavando pratos. Mas, e se nós não tivéssemos acesso a Internet, mas todos restaurantes tivessem máquinas de lavar pratos? Então ele disse que seria vendedor em alguma loja física; mas e se todas as lojas tivessem máquinas onde fosse possível escolher o produto e passar a compra? Sem a necessidade de um vendedor. São ideias que nos fazem repensar como nos comunicamos, como estabelecemos um trabalho, como nos relacionamos com outras pessoas,

Quando penso nas infinitas possibilidades em realizar algo que realmente gosto, e também na impossibilidade de escrever, me vem a mente fazer um trabalho pelo meio ambiente, é sempre minha segunda opção de ocupação na vida. Inclusive já cogitei a hipótese de catar latinha de alumínio, o que pra mim é uma tarefa de muito respeito. Na minha opinião essa atividade deveria ser bem remunerada. Se formos pensar na quantidade de lixo que produzimos, fazer um serviço de coleta seletiva é mais do que utilidade pública.

Foi a partir desse princípio que pensei na possibilidade de termos um app para buscar resíduos de lixo nas casas, mas aí seria preciso acesso a Internet. Sem essa opção teríamos alternativa de ligar via telefone para um centro de coleta. Nós viveríamos sem internet, mas pelo menos teríamos um mundo mais limpo!

Se você está lendo esse texto é poque ainda não chegamos ao retrocesso, mas temos chance de um futuro onde podemos ser mais cuidadosos com o meio ambiente.

Eu acredito no equilíbrio das relações entre as pessoas e a tecnologia... Depois disso tudo. 

Qual é a senha do Wifi?

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas