ENEM - Qual o tema da redação?

Na época que ingressei na faculdade não existia ENEM, só o vestibular mesmo. Inclusive, me sinto despreparada em relação a esse tipo de teste, porém sempre tivemos que fazer redação para vestibular. O maior desafio é controlar ansiedade antes das provas, para desenvolver uma escrita sobre qualquer assunto, com o mínimo de trinta linhas, introdução, quatro parágrafos e conclusão.

Como lidar com tema da redação? Não é tarefa fácil, o nível de conhecimento deve ser bem amplo e muitas vezes um cursinho se faz necessário. Imagina você escrever sobre o que gosta, já é algo complexo. Agora imagina você realizar uma dissertação argumentativa sobre um assunto que não tem o domínio necessário?

Na minha opinião a melhor forma de se preparar é ler sobre assuntos da atualidade, questões sociais e necessidades da população. Alguns dos temas da redação do ENEM já foram "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" e "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", analisando os dois assuntos percebemos que foram sobre questões no Brasil e não no mundo.

Outros possíveis assuntos para Redação do ENEM 2018 podem ser óbvios ou não:
  1. Fakenews na política brasileira
  2. Saúde Mental dos Jovens na sociedade Digital
  3. Democracia no regime político Brasileiro
  4. O impacto das redes sociais na educação 
  5. Soluções e desafios da mobilidade urbana no Brasil
  6. O impacto do plástico no meio ambiente
  7. Minorias e Representatividade nas Universidades do Brasil
  8. Turismo e os desafios da Segurança Pública

São infinitas possibilidades de assuntos para um redação. Algumas dicas são básicas, mas devem ser reforçados a importância de ler jornais, revistas atuais sobre tecnologia, além de livros diversos que vão te ajudar a criar um texto.

Confesso que tenho interesse em escrever melhor, por esse motivo compartilho dicas através desse blog, o que também é uma forma de treinar redação. Apesar da liberdade na escolha de assuntos para desenvolver, preciso lidar com situação mais atual possível.

E você o que acha? Se tem dicas para desenvolver textos ou ideias de redação, compartilha nos comentários.

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas